Concepción

A segunda maior cidade do Chile tem hoje uma cara modernosa e está posicionada como um dos mais importantes centros culturais e financeiros do país. Belezas naturais, construções históricas e vida noturna agitada também são marcas de Concepción. Universitária por excelência, inclusive com bairros estudantis, a cidade, da qual herdou o mesmo nome da província, é a porta de entrada do sul do país e parte vital da chamada Região dos Lagos. Com saída para o oceano Pacífico, já que se associa ao porto da vizinha Talcahuano, Concepción está rodeada pelo morro Caracol e delimitada pelos rios Andalién e Bío-Bío.

Informações úteis: Concepción
Clima
Temperado marítimo, com influência mediterrânea. A temperatura média no verão é de 22°C, enquanto no inverno, 8°C
Idioma
Espanhol
População
Cerca de 300 mil habitantes
Território
222 km²
Fuso horário
(UTC -3) Mesmo horário do Brasil
Moeda
Peso Chileno
Código telefônico
+56
Voltagem
220 V
Tomada

Cultura
Muita da efervescência cultural da cidade se deve às universidades locais. A mais tradicional delas é a Universidad de Concepción, existente desde 1919, que abriga um concorrido teatro e uma pinacoteca com centenas de pinturas de artistas chilenos. Ambos trazem uma programação, nacional e estrangeira, aberta ao público em geral. Cinemas, galerias de arte, igrejas, conventos e museus também fazem parte do roteiro cultural de quem visita a cidade de raízes indígenas. O Museu de História Natural, a Galeria da História e o Museu da Catedral da Santíssima Concepción estão entre as principais atrações. Já os amantes dos astros e universo podem viajar longe pelos telescópios do Observatório Elke. Afinal, o mundo científico também é cultura, certo?

Comida
Na segunda maior cidade chilena, abundam restaurantes de comida típica, especialmente pescados e mariscos regados ao bom vinho do país. Mas, por conta da presença de muitos estudantes de fora, há opções da culinária internacional. É possível encontrar casas com a boa mesa italiana, mexicana, peruana, japonesa e até churrascarias ou estabelecimentos especializados em carnes na brasa. Também são comuns na cidade os chamados restobars (restaurantes-bar), que misturam jantar com happy hour. Enfim, Concepción está na lista dos melhores lugares para comer bem no Chile.

Noite
Com quatro universidades e uma base naval próxima, Conce tem uma vida noturna pra lá de jovem e animada. Muitas das bandas de rock chilenas começaram a carreira justamente por lá. As praças España e Arturo Prat, além da avenida Pedro de Valdivia, formam o coração boêmio da cidade. Não faltam pubs com música ao vivo, danceterias e tem até restaurante-discoteca. O Club Ketzal é uma das mais famosas boates locais, situada na avenida Brasil. Já quem curte a combinação de jogos com bons drinques pode se divertir no único cassino de Concepción, o Marina del Sol. Jogue e beba, é claro, com moderação!

O que fazer
O que fazer em Concepción? Não deixe de visitar os museus, parques, marisquerias, o mercado municipal, o porto local e as turísticas praças Independência e Espanha. Mas, diante de tudo, quem merece levar todos os aplausos é o cerro (morro) Caracol, de onde se tem uma magnífica vista panorâmica de Concepción e suas redondezas.

Para relaxar, dê uma parada no Parque Ecuador, o pulmão verde da cidade e sede da Galeria da História. O parque jurássico na Plaza Acevedo e o zoológico local são outros programas clássicos. A menos de 10min do centro, a imensa Laguna Redonda (Lagoa Redonda) oferece o cenário perfeito para piqueniques, momentos de leitura e meditação.

Nos arredores da cidade, encontra-se a rica reserva nacional Noguén, sugestiva para acampar. Ou que tal curtir a espetacular cascata do Parque Salto del Laja? Quem não optar pelo ecoturismo pode ir de carro, ao norte da cidade, rumo aos belos balneários vizinhos, como Talcahuano e Penco. Se quiser mais, vá então conferir de perto a famosa mina de carvão chamada Chifre do Diabo.

Compras
Lojas de marcas e shoppings espalham-se pelo centro e bairros modernosos ou estudantis da cidade. Mas o maior apelo de consumo em Concepción está em seu tradicional Mercado Central e Feria Artesanal. Trata-se do principal ponto comercial para artesanatos de qualidade da região e da culinária com pratos típicos.

Transporte
Para se chegar a Concepción, saem voos diretos de Santiago. Quem alugar carro, e decidir viajar a partir da capital chilena, vai encarar nada menos que uns 500 km (ou 6 horas) de estrada. Em Conce, o transporte circular pode ser de ônibus, além de táxis tradicionais ou coletivos, com até quatro passageiros a bordo. A cidade possui uma estação ferroviária, com linhas de trem que se conectam aos demais municípios da região metropolitana do sul do país.

Veja também:
Conheça mais programas de intercâmbio que podem de interessar.
Olá, como podemos te ajudar?