Nice, capital da Riviera Francesa (ou Cote d’Azur), é o segundo principal destino turístico francês, atrás apenas de Paris. Além do glamour das inúmeras grifes, carrões e casarões, a quinta maior cidade da França foi abençoada e conta com uma natureza deslumbrante. Em meio a muitas áreas verdes, 8 km de praias mediterrâneas e sol quase o ano inteiro, também é rica em cultura e diversão. Situado no sul do país, o balneário está a 30 km da fronteira com a Itália – está mais perto do país da bota do que da própria capital francesa, distante 930 km dali.
Informações úteis: Nice
Clima
Céu azul e ensolarado durante 300 dias do ano. As constantes brisas amenizam a temperatura máxima de 30°C no verão. Já a mínima no inverno é de 8°C
Idioma
Francês
População
Cerca de 343 mil habitantes
Território
71,92 km²
Fuso horário
(UTC +1) 4 horas à frente do horário do Brasil
Moeda
Euro
Código telefônico
+4
Voltagem
220-240 V
Tomada
Cultura
Sinônimo de cultura, Nice oferece ao visitante cerca de 20 museus e galerias, número só menor do que o de Paris. A maioria deles fica no alto da colina do Le Château, local onde a cidade teve origem. O balneário conta ainda com muitos monumentos espalhados por todos os cantos, além de uma valiosa arquitetura que mescla ruínas antigas com prédios de estilo art nouveau. Para ver uma boa exposição, comece pelo o Museu Matisse, no alto da colina Cimiez, que abriga a coleção do famoso pintor local, Henri Matisse. Já o Museu Beaux-Arts tem uma galeria dedicada ao período da Belle Époque. Para apreciar obras mais recentes, dê um pulo no Museu de Arte Moderna e Contemporânea, com ícones da pop art. Completam a tradição cultural de Nice um festival de jazz, em julho, e o Carnaval na orla Promenade des Anglais (Passeio dos Ingleses), em fevereiro. Não deixe de conhecer também a Ópera de Nice. O teatro recebe alguns dos melhores espetáculos musicais do mundo.
Comida
Não faltam bons cafés, bistrôs e restaurantes em Nice. Os pratos à base de peixes e frutos do mar, acompanhados em geral de vinho branco, são tradicionais entre as receitas dos chefs, bem como saborosas massas, uma vez que o balneário francês está próximo da fronteira com a Itália. No cardápio fast food, prove a socca, uma panqueca típica feita com farinha de grão-de-bico e pimenta-do-reino vendida em muitos lugares. Um sanduíche bastante comum é o pan bagnat, recheado de atum, cebola, tomate, ovo e azeite de oliva. Tortas e quiches também saem aos montes. Há bons restaurantes no alto da colina do Le Château, mas para economizar e comer bem, as melhores opções ficam na área conhecida como Vieux Nice, na cidade antiga. E se quiser comprar frutas e verduras frescas, na mesma região funciona o famoso e matinal mercado do Cours Saleya, pertinho da orla.
Noite
Nada se compara à espanhola Ibiza em termos de balada, mas o principal destino da Riviera Francesa não fica muito atrás e também tem uma vida noturna animadíssima. Os bares com shows e música ao vivo dominam o circuito boêmio, que mistura a elegância francesa com a descontração do clima praiano. A região da Vieux Nice e da avenida beira-mar Promenade des Anglais (Passeio dos Ingleses) possui várias opções para curtir a noite. Além dos bares, há muitas baladas voltadas à comunidade LGBT.
O que fazer
O que fazer em Nice? Ao pisar em Nice, a vontade é de bater perna e conhecer todos os lugares possíveis. As praias de cascalho banhadas pelo mar turquesa são a principal atração no verão, em que a sensação de liberdade e o clima relax reinam absolutos – tanto que o destino é famoso por permitir o topless. Um dos pontos fortes do destino é a prática de esportes ao ar livre, tanto aquáticos quanto nas montanhas. Além das praias e da orla marítima, os parques (há muitos deles na cidade) são perfeitos para praticar atividade física. Localizado no topo de uma colina, o Parque Château tem uma das vistas mais bonitas da cidade. Fica a 90 metros de altura, acessíveis de elevador a partir do centro. Da natureza ao meio urbano, há alguns locais indispensáveis para visitar e passear na cidade. A Promenade des Anglais (Passeio dos Ingleses) é a avenida principal da praia e margeia o mar Mediterrâneo. A via é agradabilíssima para uma caminhada ou para assistir ao pôr do sol. O Vieux Nice é formado por ruas sinuosas e estreitas, que escondem lojinhas e cafeterias charmosas. Por fim, visite a Catedral Ortodoxa de São Nicolau, um dos cartões-postais de Nice. Construído no início do século XX, é o mais representativo templo ortodoxo fora da Rússia.
Compras
Com forte apelo turístico, Nice tornou-se uma cidade fashion e está tomada por lojas de grife. As ruas Massena e Paradis, bem como a avenida Verdun, hospedam as butiques mais chiques. A avenida Jean Medecin é mais eclética e parece um shopping a céu aberto, com livrarias e lojas de inúmeros produtos de boa qualidade. O calçadão da rua France também é outro lugar para passear a pé para fazer compras. O mesmo vale para a rua Marche Aux Fleurs, no bairro Vieux Nice. Essa via e seu entorno contam com um belo mercado de flores, além de lojas de artesanatos e lembrancinhas.
Transporte
A Lignes D’Azur conta com cerca de 40 linhas de ônibus (quatro delas noturnas) que cobrem todos os pontos turísticos. Há, ainda, uma linha de bonde que interliga o centro às zonas norte e leste da cidade. O single ticket (bilhete único) vale para ambos os meios de transporte. Como o táxi é um pouco caro na cidade, recomenda-se usá-lo apenas quando se estiver com muita pressa. Aproveite a vantagem de a cidade ser relativamente plana, para andar a pé ou de bicicleta.