Praiana, ensolarada e favorita dos intercambistas!
Sol, praia, ondas, clima agradável, esportes à beira-mar. Assim como Los Angeles, a pouco menos de 200 quilômetros de distância, San Diego está entre os principais destinos dos intercambistas brasileiros nos Estados Unidos. A metrópole preza a cultura californiana do bem viver – e combina o estilo de vida litorâneo ao gosto pelas artes, pelos parques e pela história, preservada na região de Old Town.
A proximidade com o México faz com que a gastronomia seja marcante e picante: a cidade não apenas adotou os tacos e burritos do país vizinho, como criou uma especialidade local, a cozinha “Cali-Baja”, que incorpora até sabores mediterrâneos. Não dá pra perder.
Informações úteis: San Diego
Clima
Mediterrâneo, seco e suave. Janeiro é o mês mais chuvoso e frio, com média de 18°C. Em agosto, no pico do verão, os termômetros chegam a 25°C, não muito mais que isso.
Idioma
Inglês
População
Cerca de 1,4 milhão de habitantes
Território
964 Km²
Fuso horário
-4h do Brasil
Moeda
Dólar Americano
Código telefônico
+ 1 619
Voltagem
110 V
Tomada
Cultura
O Balboa Park está para San Diego assim como o Central Park está para Nova York. Com uma diferença: o parque da Califórnia reúne quinze museus e nove teatros que apresentam uma programação frequente de dramaturgia, música e dança. Ligado ao Smithsonian, instituição educacional com sede em Washington DC, o San Diego Air & Space Museum faz qualquer um virar fã da conquista aérea e espacial: fazem parte do acervo a cápsula de comando da Apollo 9 e diversos simuladores de voo. Também no Balboa Park, o Art Institute exibe trabalhos de artistas da Baja California, o Museum of Man foca na antropologia, o Natural History Museum promove exposições sobre a flora e a fauna da região e o Museum of Art inclui pinturas dos velhos mestres europeus e coleções de arte oriental, americana e latina.
Outra área com diversas atrações culturais é Old Town San Diego, que os locais afirmam ser o “local de nascimento” da Califórnia. Em meio a diversas lojinhas e restaurantes, há casas preservadas do século XIX – incluindo a Casa de Estudillo, antiga construção feita de adobe (tijolos de argila), e a Whaley House Museum, que abriga cinco edifícios históricos e que aproveita a fama de ser mal-assombrada para promover divertidos tours em busca de fantasmas.
Comida
Com o mar ali em frente e o México do outro lado da fronteira, não é difícil imaginar que boa parte dos restaurantes da cidade tenha o cardápio recheado de pescados, pratos como tacos e burritos ou, muitas vezes, os dois juntos. Mas a grande vedete de San Diego é a chamada cozinha “Cali-Baja”, uma combinação da filosofia e dos ingredientes californianos – produtos frescos cultivados localmente – à tendência mexicana de incorporar sabores mediterrâneos a suas receitas. Em meados de setembro e de janeiro, mais de uma centena de casas participam da San Diego Restaurant Week.
Noite
Os dezesseis quarteirões que formam o Gaslamp Quarter estão tomados por bares e clubes que agitam as noites locais com ritmos tão variados quanto rock, eletrônico, jazz e flamenco. Pacific Beach e Mission Beach costumam atrair jovens por volta dos 20 anos; North Park e South Park reúnem a turma hipster e Hillcrest é ponto de encontro LGBTQIA+. San Diego também é conhecida pela qualidade de duas bebidas produzidas na região: vinhos e cervejas artesanais.
O que fazer
O que fazer em San Diego? Focas e leões marinhos podem ser vistos com frequência tomando sol nas pedras da praia de La Jolla, mas o melhor da vida animal em San Diego está no San Diego Zoo Safari Park, aclamado como um dos mais importantes do mundo. Se ainda assim não for suficiente, o zoológico promove “expedições” em jipes ou caminhõezinhos abertos em busca de rinocerontes, tigres, águias e outras aves e mamíferos selvagens.
Para ver os surfistas em ação, rume para o Swami’s Reef, em Encinitas – mas não tente cair na água com eles, pois as ondas desse trecho do litoral são para profissionais. No Cabrillo National Monument, dá para ter uma vista muito boa da cidade e da baía. Aproveite e siga os moradores: estenda uma toalha na grama e faça um piquenique ali mesmo. Ou passe o dia em uma das praias, como La Jolla e Coronado. Em Mission Beach, há também outro atrativo: a montanha-russa de madeira do Belmont Park, inaugurada em 1925 e ainda em plena atividade.
Compras
Tem shoppings a céu aberto (alguns dos melhores ficam em Mission Valley), outlets e as lojas de departamento mais conhecidas dos Estados Unidos. Para garimpar brechós e produtos locais, vale percorrer as ruas de áreas como Mission Hills, North Park e South Park. O Gaslamp Quarter abriga dezenas de redes globais, de vestuário a material esportivo, e Old Town reúne suvenires de todo jeito, de olho nos visitantes. Deu praia? Roupas casuais, maiôs e biquínis, acessórios e até pranchas de surfe, para quem se animar a pegar uma onda, podem ser encontrados em La Jolla, onde também há butiques elegantes e grifes internacionais, principalmente na Girard Avenue e na Prospect Street.
Transporte
É comum que os visitantes aluguem carro para poder explorar com mais liberdade as outras praias e municípios da região. Há ônibus pela cidade inteira e as três linhas de trolleys – trens de superfície pintados de vermelho – param em 53 estações de áreas como o centro, Old Town e Mission Valley. Outra maneira de conhecer San Diego é embarcar no Old Town Trolley, veículo turístico que passa por onze lugares e dá direito aos passageiros de embarcar e desembarcar diversas vezes durante o dia.