Como planejar um intercâmbio financeiramente?

Só porque você teve que, infelizmente, adiar o seu grande sonho de realizar um intercâmbio devido a esta pandemia, não significa que tudo está acabado. Agora é a hora perfeita para se organizar! Neste artigo vamos te dar algumas dicas de como planejar um intercâmbio financeiramente.

Primeiramente defina o destino e objetivo do seu intercâmbio.

Decidir fazer um intercâmbio não é necessariamente apenas fazer um curso de idiomas, você também tem a opção de trabalhar no país, como au pair, por exemplo, ou ir como voluntariado. Por isso, definir seu objetivo é algo que irá interferir diretamente nos custos da sua viagem.

Além disso, o destino que você escolher também é outro fator que pesa diretamente no seu orçamento, pois alguns países são mais caros do que outros.

Parece clichê, mas é preciso se planejar com antecedência.

Até aqueles que possuem uma condição financeira melhor, precisa se planejar com antecedência. Isso porque um intercâmbio não é apenas uma viagem de poucos dias, é necessário reunir diversos documentos para que essa viagem aconteça.

Outro fator importante é a criação de uma planilha com todos os gastos que você terá com essa viagem. Todos mesmos, desde as passagens até aquelas comprinhas que você deseja fazer, bem como um fundo de emergência caso precise.

Assim tendo o valor total, você consegue saber o quanto deve economizar.

Alternativas para guardar suas economias

Sabemos que a poupança é uma das formas de investimentos que praticamente todo o brasileiro conhece, porém existem outras que também são totalmente seguras e que podem ter uma rentabilidade maior.

O Tesouro IPCA, por exemplo, é uma boa alternativa. Nesse tipo de investimento você pode escolher uma data para sacar todas as suas economias e ainda ativar o débito automático da sua conta, ou seja, todos os meses aquele valor será depositado e isso fará com que você evite de gastar sem necessidade.

Fique de olho no câmbio!

Ainda mais no período que estamos vivendo de instabilidade econômica, é necessário ficar de olho no câmbio. Isso porque é a moeda que você deverá levar para o exterior.

Recomendamos que você compre aos poucos. Assim, você conseguirá juntar o dinheiro que precisa, sem correr o risco de pagar muito caro pela moeda estrangeira.

Não pense que isso é um gasto, mas sim um investimento para a sua vida!

Economizar dinheiro para planejar um intercâmbio, é preciso ter foco, mas pense nisso como investimento para a sua vida. Afinal, essa experiência irá abrir sua mente para um mundo com novas oportunidades.

Agora que você já sabe como se planejar financeiramente, entre em contato com a nossa agência para te ajudar em todo o processo de documentação, escola e viagem. Clique aqui e entre contato.