Como Planejar uma high School

Você já cumpriu a primeira etapa do processo, fez a escolha do país ou pelo menos já tem uma lista com alguns lugares que deseja ir.

Agora é preciso começar a fazer um bom planejamento, organizar todo o processo do início ao fim, isso mesmo, organizar e pensar em cada detalhe até a sua volta.

Nos Estados Unidos existem dois modelos de high school, o High School Público e o High School Privado.

No High School Público o estudante não escolhe a escola que irá estudar. Não existe a possibilidade de escolha da cidade, apenas do estado e o estudante poderá ir para cidades muito pequenas, em regiões rurais. Esse programa tem um custo menor, sendo o mais vendido no mundo.

No High School Privado o estudante escolhe a cidade e em alguns casos a escola. É um programa mais personalizado, portanto, com custos mais elevados.

Em países como Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido o estudante escolhe a cidade onde vai morar, processo muito semelhante ao que ocorre com o High School Privado nos Estados Unidos.

Defina a duração do intercâmbio, que poderá variar entre 6 meses e 1 ano.

Se o objetivo de fazer high school é ter um primeiro contato com outro país, fazer algumas disciplinas e aprimorar a língua estrangeira, o período de 6 meses já é suficiente.

Existe também a possibilidade de extensão ao término do programa, ou ainda a oportunidade de cursar todo o ensino médio no exterior, dependendo das regras de cada escola e da imigração de cada país.

Definido o tempo de permanência, vamos falar sobre a hospedagem.

A hospedagem normalmente é feita em casas de família, que acolhe o estudante como seu próprio filho, permitindo que ele participe do cotidiano da família, aprendendo mais sobre os costumes e a cultura daquele país. Esse tipo de hospedagem é enriquecedor e pode trazer uma nova visão de vida. A escolha dessas famílias é feita a partir de padrões previamente determinados.

Para evitar que imprevistos atrapalhem sua viagem, o ideal é iniciar o processo pelo menos 6 meses antes do embarque previsto, pois as escolas possuem vagas limitadas para estrangeiros, além de haver uma data limite para inscrição.

Não esqueça de providenciar o seu passaporte, esse item é importantíssimo e precisa ser feito com antecedência, pois pode levar um certo tempo para ficar pronto.

Com o passaporte em mãos, encaminhe os documentos necessários para a obtenção do visto.

Faça uma revisão médica e odontológica, o seguro saúde contratado não cobrirá problemas de saúde pré-existentes.

Comece a organizar algumas coisas para a viagem, como documentos pessoais que precisará levar: cópia simples da certidão de nascimento, material informativo sobre o Brasil e a sua cidade, agenda com datas importantes e endereços, fotos de família e amigos.

Conhecendo bem as etapas do processo, agora é preciso buscar uma boa agência de intercâmbios, que ajudará com os trâmites da viagem, contato direto com a escola, hospedagem e documentos necessários.